Afinal de Contas, o que é um CERTIFICADO DIGITAL?

Os últimos anos foram tomados por uma onda tecnológica de automatização e otimização de processos que transformaram permanentemente a visão que empresas e pessoas tinham sobre segurança da informação. Os Certificados Digitais recebem destaque em um período marcado pela facilidade que o digital oferece. Entretanto, se você estava perdido em um mundo paralelo e ainda não sabe o que é um Certificado Digital, este texto é para você!

O Certificado Digital

A rede mundial de computadores proporcionou uma revolução na forma como vemos a segurança da informação – como assim? -, Sem dúvida alguma, a gama de aplicações e a versatilidade do uso da internet para ”todas as coisas” é um fator favorecedor para o surgimento de certificados digitais já que ela (a internet) permite um fluxo livre que não atesta a segurança e integridade dos dados enviados ou recebidos. Em outras palavras, o mundo da internet é livre, cabe ao usuário não cair em golpes virtuais ou ter seus dados corrompidos por aplicações mal intencionadas.

Falando nisso, este fluxo ”livre” que a internet permite, não impede que informações sejam violadas e assistidas, interceptadas ou até alteradas, causando um problemão para empresários e não empresários. Podemos dizer, então, que a certificação digital surgiu do risco ocasionado pelo fluxo de informação permitido pela rede mundial de computadores com a presença de empresas nela (a internet) e a necessidade de utilizá-la (a internet) para atender demandas e gerar lucros (para as empresas).

No começo pode parecer um quebra-cabeças gigantesco, mas é bem simples, você vai ver.

Para solucionar estes problemas com a insegurança digital, permitindo a comunicação e a troca de informações entre usuários (sejam estas informações bancárias, jurídicas ou empresariais), surgiram os certificados digitais. Vale ressaltar que eles (os certificados digitais) são mecanismos de segurança criptografados e que garantem a sanidade mental de muitas pessoas, sejam físicas ou jurídicas.

Agora que já conhece um pouco da história dos certificados digitais, que tal saber sobre eles?

Pois bem, por utilizar uma tecnologia com base em criptografia, os Certificados Digitais são capazes de proteger a confidencialidade da informação através de algoritmos. Em outras palavras, o certificado digital vai dificultar a leitura das suas informações, transformando-a em um emaranhado sem sentido de dígitos (licença poética para este trecho).

Mas como que a informação é acessada após ser “embaralhada”? Elementar, meu caro Watson!, para decodificar as informações ocultadas pelo certificado digital, utilizam-se chaves de acesso, estas chaves de acesso são mecanismos criptográficos que tornam a informação nítida novamente, permitindo que você, caso seja o destinatário dela, veja e a recupere.

Os certificados digitais apresentam-se em várias modalidades, como:

  Uma mídia digital, como um arquivo no seu computador, um token USB ou um Cartão inteligente. Veja imagens:

Além disso, para garantir a máxima segurança da informação, os certificados são emitidos utilizando uma métrica criptográfica chamada de Chaves Públicas. Esta métrica disponibiliza um acesso duplo criptográfico para o usuário que adquire um Certificado Digital. Este acesso duplo consiste em duas chaves, uma pública  e uma privada, uma cifra e outra decifra dados. Legal né?

Já sei que você está pensando que deve ser um bicho de sete cabeças, né? Que nada!

Sua chave é intransferível tá?! e todas elas seguem uma série – bem extensa- de procedimentos normativos e legislativos para que possam existir. Esta série de regulamentações e padrões técnicos obrigatórios é conhecida como ICP-Brasil que é um órgão gestor das estruturas de chaves públicas.

Por fim, saiba que a certificação digital reúne mecanismos muito tecnológicos e seguros para cifrar informações e após o destinatário receber, decifrá-las. Assim, garantimos que todo acesso na rede mundial de computadores e a transferência de informações, para quem for, seja segura.

Além disso, os certificados digitais podem ser utilizados de diversas formas, veja:

Certificado Digital Tipo A (A1, A3, A4)

É o mais utilizado e garante a autenticidade para qualquer procedimento virtual. Em seu processo, ele identifica o assinante, confirma a integridade do documento e, por fim, autentica a operação. Desta forma, é largamente utilizado – e se não for utilizado, é recomendado-, por profissionais liberais, como médicos, engenheiros, arquitetos, motoristas de aplicativos, etc. para enviar documentos assinados digitalmente. Para empresas que precisam validar documentos, é uma mão na roda na hora de assinar propostas, contratar serviços ou otimizar o trabalho.

Certificado Digital Tipo S (S1, S3, S4)

Um certificado tipo S é mais utilizado para criptografar dados em determinado documento. Em outras palavras, ele garante o sigilo de informações, evitando seu vazamento. Sendo assim, o conteúdo deste documento que acabou de ser assinado, se tornará inacessível para quem não estiver autorizado a recuperá-lo.

Certificado Digital: o e-CPF

Imagine você em qualquer compra ou procedimento que for fazer, qual o documento que sempre é solicitado? Exatamente! O CPF. Ele é seu principal documento de identificação, falando em pessoa física, claro. O e-CPF é a mesma coisa, uma versão digital que assegura a autenticidade das transações realizadas na rede por pessoas físicas. Uma das formas mais utilizadas com o e-CPF é o acesso à setores do governo como o site da Receita Federal (Falando em Receita Federal, sabia que nosso e-book sobre como declarar o IRPF 2020 traz uma série de curiosidades e mostra como declarar seu imposto com informações já inseridas pelo fisco? leia aqui!).

Este certificado também utiliza criptografia de dados, podendo ser emitido com o tipo A1 ou A3. O nosso Certificado A1, para quem ainda não possui um certificado digital.

Certificado Digital: e-CNPJ

Quando uma empresa é formalizada, recebe um CNPJ. Este número passa a ser a identidade da empresa para a nação. Um e-CNPJ é a versão digital deste documento, garantindo autenticar transações entre empresas. É largamente utilizado para procurações, assinar contratos, fechar parcerias e firmar ações de forma otimizada e mais rápida.

É uma exigência Federal que o responsável do CNPJ emita e responda pelo e-CNPJ. Também é emitido em A1 ou A3. E como não poderíamos ficar de fora, o nosso e-CNPJ A1 tem um desconto exclusivo para quem falar com a gente e comprá-lo.

Este post fica por aqui, mas já sabe, né? com esse precinho, e a garantia de um Certificado Digital emitido pela DIGITALSIGN (pioneira global em emissão de certificados), você só tem a ganhar. Fale conosco aqui. Ou então clique aqui e veja mais sobre certificação digital em nosso site.

Quer mais conteúdos como este? Siga nossas redes sociais! Clique aqui!

Fique por dentro do que a Starsign faz

Contato

Telefone:
(17) 3364-9940

Celular:
(11) 3016-1870

E-mail:
caroline@starsigndigital.com.br

Segunda a sexta-feira das 08:00 às 18:00
(exceto feriados)

Contato

Telefone:
(17) 3364-9940

Celular:
(11) 93383-0000

E-mail:
caroline@starsigndigital.com.br

Segunda a sexta-feira das 08:00 às 18:00
(exceto feriados)

Termo de privacidade

AR STARSIGN – (Matriz) São José do Rio Preto, São Paulo
Rua Martinho Gonçalves, 2140, Sala 02 Nossa Senhora da Paz – CEP: 15025-160

AR STARSIGN – (Matriz)
São José do Rio Preto, São Paulo
Rua Martinho Gonçalves, 2140, Sala 02
Nossa Senhora da Paz – CEP: 15025-160

CNPJ: 23.835.208/0001-26

©2022, StarSign. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento Syncon Digital